Enel sedia encontro do Pacto Global da ONU

Publicado em terça-feira, 12 de setembro de 2017

Promover o equilíbrio financeiro dos negócios alinhado ao desenvolvimento sustentável é uma tarefa que requer aprendizado, planejamento e escolhas conscientes. O 3º Workshop “Diálogos de Financiamento Climático” promovido pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU, em parceria com a Enel, colaborou com o esclarecimento sobre os benefícios e as oportunidades de acesso a recursos financeiros para as empresas preocupadas com as mudanças climáticas.

A sede da Enel, em Niterói, abriu as portas para receber convidados de todo Brasil, empresas de vários segmentos debateram dilemas e apontaram direções. O economista e ambientalista Sérgio Bersserman destacou que a mudança cultural já é uma realidade entre os jovens, e é preciso apostar ainda mais nessa mudança.

“Uma pesquisa americana apontou que os jovens entre 17 e 25 anos não tem carro e não pensam em ter. Isso é muito inovador! Se aliada a prática econômica de precificação do carbono, o valor de sustentar o planeta vai fazer parte da vida das pessoas”

– Sérgio Besserman

Compartilhar informações em espaços como o workshop é muito importante para que os planos saiam do papel. É preciso esclarecer às empresas que a redução dos níveis de carbono é uma realidade e que pode ser muito vantajosa para o mercado. O aproveitamento das linhas nacionais e internacionais de crédito voltadas à economia de baixo carbono é um incentivo às organizações comprometidas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.   

Além de Sérgio, os palestrantes Gustavo Pinheiro, do Instituto Clima e Sociedade, e Rui Gomes Jr, do Bradesco BBI, também contribuíram com o debate levantando pontos sobre a dinâmica de mercado e a incorporação de políticas de sustentabilidade.  O público ainda teve a oportunidade de fazer perguntas para os palestrantes em um painel comandado por Carlo Pereira, secretário executivo da Rede Brasil do Pacto Global.

Transmitido ao vivo no Facebook, o evento contou com a participação de internautas que mandaram suas perguntas por meio do perfil oficial da Enel Brasil. As interações fomentaram a discussão com levantamentos que fazem parte diretamente da rotina das pessoas, como consumo excessivo, mercado imobilíario e gastos pessoais.   

Comprometimento com as metas globais do meio ambiente

O 3º Workshop “Diálogos de Financiamento Climático” faz parte de uma série de encontros realizados pelo grupo temático de Energia e Clima, da Rede Brasil do Pacto Global da ONU. A iniciativa busca aproximar e estimular as instituições financiadoras e empresas interessadas em aplicar os objetivos globais de sustentabilidade. Ao final, a troca de informações resultará em uma publicação contendo o mapeamento das linhas de crédito nacionais e internacionais disponíveis.

Enel incentiva sustentabilidade entre seus colaboradores

Sempre apostando em inovação e soluções criativas, o Grupo Enel preza pelo impacto no hábito de seus próprios funcionários. O workshop “Diálogos de Financiamento Climático” fez parte do programa SER, Sustentabilidade em Rede, voltado ao público interno, que tem como objetivo debater a relação humana com as questões ambientais, econômicas e sociais. O encontro também marcou o lançamento do calendário 2017 do SER Ambiental, que contará com diversas atividades de promoção da cultura da sustentabilidade nas empresas do Grupo.