Festival transforma os sons das cidades

Publicado em quarta-feira, 26 de abril de 2017

Com apoio da Enel, o festival Acordes do Amanhã contará com apresentações no Ceará, no Rio Grande do Sul e em Goiás

Mais de 130 apresentações em nove cidades, das quais, seis no Ceará. Esse é o Festival Acordes do Amanhã, que acontece de 27 a 30 de abril, revelando a música como instrumento potencial para transitar e transformar diferentes esferas sociais, ocupando e recriando lugares de uma cidade possível. 

No dia 27 (quinta-feira), o Festival será em Fortaleza, com 90 apresentações, em praças, mercados, terminais de ônibus e outros espaços. Nos três dias seguintes será em Sobral/CE, Orós/CE e São Luiz Gonzaga/RS (dia 28), Aquiraz/CE e Cachoeira Dourada de Goiás/GO (29), Guaramiranga/CE (29 e 30) e São Gonçalo do Amarante/CE (30). Toda a programação é gratuita. 

O Festival é apresentado pela Enel Distribuição Ceará, Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, numa realização da Quitanda das Artes, Instituto Raimundo Vieira Cunha (IRVC) e Instituto BR Arte, com produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero Produções.

De acordo com Marcia Massotti, Diretora de Sustentabilidade da Enel Brasil, "O Festival Acordes do Amanhã vai transformar os sons da cidade e levará musica a locais onde ela não está. As apresentações acontecerão em locais públicos, afim de democratizar a cultura nas cidades onde o evento acontecerá. O festival apoia o ODS4, um dos 4 compromissos assumidos pela Enel na Agenda 2030 das Nações Unidas, que assegura a educação inclusiva e de qualidade e pretende dar oportunidades de aprendizagem ao mundo."

Em cena, os mais diversos grupos profissionais, de carreira consolidada na cena da música erudita e instrumental, como o Quinteto de Metais da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Também participam do Festival jovens estudantes de música de 18 instituições do país integrantes da Plataforma Sinfonia do Amanhã, tendo na arte uma ferramenta de transformação social, dando visibilidade aos trabalhos por elas desenvolvidos. No total, são mais de mil artistas envolvidos, em 130 apresentações.

O FESTIVAL - O Acordes do Amanhã configura-se como um complexo de atividades que buscam promover a integração entre instituições que atuam na formação e educação musical, dando visibilidade aos seus trabalhos. Por meio de ações de circulação, e aproximando os seus fazeres na busca pela composição de um espaço que aproveite a energia existente em cada um, o festival busca gerar resultados mais potentes para a difusão musical.

PLATAFORMA SINFONIA DO AMANHÃ - A Plataforma Sinfonia do Amanhã é uma rede que visa o aprimoramento e o fortalecimento das instituições que trabalham com educação musical. A rede proporciona a manutenção e o desenvolvimento de grupos de referência que têm como foco o desenvolvimento da cidadania com o ensino e a prática de música para crianças e jovens. Formada por 18 entidades (15 do Ceará, uma de Goiás e duas do Rio Grande do Sul), a Plataforma ativa uma interação mais sistemática entre atores que realizam projetos e ações significativas na área da formação e criação musical com base em três eixos: articulação, formação e difusão. 

A programação completa pode ser acessada em plataformasinfonia.org