Eugenio Belinchon Gueto

Head de Auditoria Interna e Responsável pela Prevenção de Delitos do Grupo Enel no Brasil

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Ferramentas de Controle

A fim de garantir o controle de ações identificadas como antiéticas, a Enel Brasil conta com diferentes ferramentas de avaliação e de correto encaminhamento dessas questões.

Canal Ético: 

Por meio do Canal Ético, qualquer pessoa pode comunicar práticas e comportamentos que violem os princípios do Código de Ética. 

As manifestações são recebidas por empresa externa, garantindo total imparcialidade no acolhimento. Toda e qualquer comunicação será tratada com sigilo e confidencialidade, com garantia de não retaliação e anonimato aos denunciantes.

A gestão, apuração e tratamento das comunicações recebidas via Canal Ético estão sob responsabilidade da área de Auditoria Interna. Todas as alegações são apuradas e, caso seja identificado o descumprimento de algum requisito e/ou política da Companhia, medidas cabíveis são adotadas.

Modelo de Prevenção de Riscos Penais:

Uma das principais formas de monitoramento do Programa de Integridade é a revisão das atividades de controle que estão definidas no Modelo de Prevenção de Riscos Penais. 

As atividades de controle incluídas no alcance da revisão, são definidas com base em critérios diversos, sendo eles: controles críticos, controles novos, controles não testados nas últimas revisões, além dos controles que tinham evidenciado recomendações de melhoria em revisões anteriores.

Auditorias Contínuas:

As auditorias contínuas também são necessárias para a manutenção efetiva do Programa de Integridade, pois a verificação periódica dos processos considerados de maior sensibilidade para o grupo pode permitir a melhoria contínua do programa, além da identificação de novos riscos e/ou a necessidade de ajustes em determinadas atividades de controle.

Capacitação:

Com o objetivo de promover a cultura da transparência e integridade para todos os colaboradores e parceiros do grupo, anualmente são definidos planos de comunicação e treinamentos, que são baseados em diversos fatores, como temas recorrentes em notificações recebidas no canal de denúncias, emissão e revisão de políticas internas e demais temas sensíveis ao programa e que requerem uma abordagem recorrente. 

As atividades contidas no plano são executadas  por meio de campanhas de comunicação, semanas de conscientização, trilhas de aprendizagem, palestras e workshops presenciais ou virtuais.

Due diligence:

Para garantir uma mitigação completa dos riscos relacionados a corrupção, oriundos do relacionamento com terceiros, são realizadas análises prévias aos acordos comerciais firmados pelo grupo, onde, o Programa de Integridade e o Sistema Normativo da Enel contam com diversas normas que se complementam formando um robusto sistema de controle para verificar a integridade de fornecedores, clientes, contrapartes objetos de iniciativas de patrocínios e doações, assim como parceiros em sociedades.

Documentos éticos:

A Enel conta com um forte sistema normativo que contém, além do nosso código de conduta, diversas políticas e procedimentos que estão alinhadas com as melhores práticas empresariais, assim como com o Programa Global de Compliance do grupo e com a legislação local.

 

 

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