Com sede no município de Caucaia, na região metropolitana da capital cearense, a Enel Geração Fortaleza (nova marca da Central Geradora Termelétrica Fortaleza – CGTF) é uma sociedade de capital fechado que atua na geração e comercialização de energia elétrica. Em outubro de 2001, a CGTF foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a estabelecer-se como Produtor Independente de energia Elétrica. Contudo, o início das atividades operacionais deu-se em 27 de dezembro de 2003.

A CGTF integra o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, instalado em uma região estratégica para o crescimento do Estado do Ceará, a 50 quilômetros de Fortaleza, o que propiciou o surgimento de outras indústrias de mesmo porte.

A Enel Geração Fortaleza é dona de uma das mais modernas tecnologias em geração térmica do país, produzindo energia em um ciclo combinado de gás e vapor. Com capacidade de geração de 326,6 MW (dados de 2016), possui uma linha de transmissão de 1,2 quilômetro em alta-tensão (230kV).

PDF (0.09MB)DOWNLOAD