A Enel Green Power Cachoeira Dourada S.A. (EGP Cachoeira Dourada) está localizada no município de Cachoeira Dourada, em Goiás. É uma companhia de capital fechado que atua na realização de estudos, projeções, construção, instalação, operação e exploração de usinas geradoras de energia elétrica, bem como na comercialização de energia.

Construída na década de 1950, para gerar a energia necessária à construção de Brasília, a EGP Cachoeira Dourada é controlada pelo Grupo Enel desde 1997. Sua capacidade de geração em 2016 foi de 658 MW e a disponibilidade, de 90,34%.

Comercialização de energia

O grupo Enel compra e vende energia convencional e incentivada no Mercado Livre, em diversos estados brasileiros. A empresa tem contratos de comercialização com companhias dos mais diversos segmentos: indústrias químicas, alimentícias, automobilísticas, de papel e celulose, shopping centers, hospitais, dentre outros. 

Atuação sustentável

A preservação da biodiversidade é um objetivo estratégico para a política ambiental do Grupo Enel. Por conta disso, em 2016, a EGP Cachoeira Dourada passou a fornecer recursos para o desenvolvimento de ações e programas de conservação e integração sustentável de seus negócios.

Além de promover iniciativas para as comunidades locais, a geradora hidrelétrica tratou e reutilizou 100% do óleo lubrificante utilizado em sua operação, cerca de 6 toneladas, evitando maiores impactos ambientais.

Cabe ressaltar que as operações da EGP Cachoeira Dourada não estão inseridas em zonas de estresse hídrico. A Agência Nacional de Águas (ANA) mantém estudos sobre a segurança física das usinas hidrelétricas no país, o que inclui o uso dos recursos hídricos.

PDF (0.09MB)DOWNLOAD