Carioca inova e segue trajetória de crescimento no Ceará

Publicado em Sexta-feira, 05 de Outubro de 2018

“Eu era gerente na empresa anterior, mas aceitei começar na Enel como supervisor, porque eu enxergava a oportunidade de crescer dentro do Grupo e adquirir maior conhecimento e capacitação, sobretudo dentro do setor de inovação.”

– Luís Cláudio, Responsável de Operação da Enel Geração Fortaleza.

Atualmente, todos os dias, Luís Cláudio percorre 60 km de carro, um trajeto de pouco mais de 1 hora, entre a sua casa na capital cearense e o município de Caucaia, sede da Enel Geração Fortaleza (EGF), onde ele lidera uma equipe de 20 pessoas da área de operação.

Desde o ano passado, quando participou de uma capacitação oferecida pela companhia para se tornar Mentor de Inovação, Luís Cláudio vem superando todas as barreiras e dificuldades do dia a dia para estimular a sua equipe a inovar sempre!

“O nordestino dá muito valor à educação. A mão de obra cearense me surpreendeu positivamente. Minha equipe é muito capacitada e extremamente inventiva. Como estamos longe dos grandes centros, acabamos buscando soluções criativas, sempre de olho no nosso dia-a-dia. Às vezes, uma sugestão caseira pode se desenvolver a ponto de ser patenteada. Aqui nós nunca descartamos uma ideia.”

– Luís Cláudio

A EGF possui uma das mais modernas tecnologias em geração térmica do país, produzindo energia elétrica em um ciclo combinado de gás e vapor. Ainda assim, em 2016, primeiro ano do Gxcellence – desafio global do setor de Geração Térmica da Enel – nenhum projeto brasileiro foi premiado. No ano seguinte, com as lições aprendidas e a motivação de Luis Cláudio, a EGF inscreveu 18 projetos (12 só da área de operação) e a iniciativa ‘Sinalizalização de Válvulas’ conquistou o prêmio internacional na categoria Segurança.

“Esse projeto surgiu de uma observação normal da minha rotina. Na operação da EGF, existem cerca de 3 mil válvulas, todas muito parecidas. Antes, elas não tinham nenhum lacre, nenhuma sinalização que demonstrasse se elas estavam abertas ou fechadas, o que poderia causar acidentes operacionais, vazamentos de fluidos, além de desperdício de recursos. Esse prêmio me deixou muito emocionado. Conheci o Vaticano, o Coliseu, uma experiência que eu não teria oportunidade de viver se não fosse a Inovação da Enel. Foi inesquecível.”

– Cláudio Fernando da Siva, operador de usina.

O que Luis Cláudio nem podia imaginar é que 2018 começaria com uma notícia ainda melhor. Em fevereiro desse ano, durante o evento Thermal Generation Cascade, realizado em Roma, Luís recebeu o maior reconhecimento de sua carreira. A Enel Geração Fortaleza foi considerada a Melhor Usina de Ciclo Combinado (CCGT-O&G) de 2017 e ele recebeu a premiação das mãos de Enrico Viale, Reponsável Global de Geração Térmica da Enel.

“Foi um sonho realizado! Logo no primeiro ano de trabalho como Mentor de Inovação eu pude viajar pra Itália e ainda receber um prêmio! Eu sou muito grato à empresa por me proporcionar tanta felicidade.”

– Luís Cláudio

No mês passado, a equipe da EGF viajou novamente. Dessa vez rumo aos Estados Unidos. Três colaboradores da área de operação participaram de uma capacitação no Hub de Inovação da Enel em São Francisco.

“Espero que todos os meus colegas voltem para o Ceará ainda mais motivados e que me ajudem a incentivar novos profissionais a participem dos projetos de Inovação do Grupo.”

– Luís Cláudio

O desejo de inovar do Luís e de toda a equipe da Enel Geração Fortaleza, além de estar 100% alinhado com as diretrizes do Grupo, tem colaborado para estebelecer novos marcos na trajetória de Inovação da Enel no Brasil. Uma rara história de migração às avessas, que até agora só trouxe reconhecimentos e felicidade para todos da nossa companhia!