“Eu nasci em um kart e é por isso que eu amo competir. ” As palavras de Jean-Éric Vergne, o novo campeão mundial da ABB FIA Formula E, soa quase como uma profecia. O motorista fenomenal de Pontoise, que fica a 30 quilômetros de Paris, aprendeu a girar um volante antes mesmo de dar os primeiros passos. Com um pano de fundo como esse, não é de surpreender que sua ascensão tenha sido tão estratosférica. Aos 28 anos, Vergne é o francês mais jovem a ter pilotado um carro de Fórmula 1, o único que já participou de três equipes diferentes de Fórmula E (Andretti, DV Virgin Racing e agora Techeetah). E, desde sábado, 14 de julho, campeão do mundo de Fórmula E, apenas 24 horas antes da seleção francesa vencer a Copa do Mundo de futebol na Rússia.
“Observar o carro preto e dourado cruzando as logos da Enel X com a Estátua da Liberdade ao fundo foi muito empolgante”, comentou Christian Weeks, responsável por Flexibility Solutions (Soluções de Flexibilidade) da Enel X na América do Norte. Em uma tarde de domingo, após o fim da segunda corrida da Qatar Airways New York City, a sorte foi lançada: Vergne é o campeão e a escuderia Audi Sports figura em 1º. Lugar no ranking geral das equipes. Os dois E-Prix do fim de semana foram um sucesso. “Foi um grande festival. O público respondeu participando ativamente do evento”, continuou Christian. “Estamos aqui para demonstrar que a presença da Enel está cada vez mais sólida, principalmente após a renovação do contrato de parceria com a Fórmula E pelos próximos cinco anos. A partir da próxima temporada, a Enel X também será a Parceira Oficial de Recarga Inteligente do campeonato. Então, basicamente, nossa atuação vai se expandir do backstage para o palco principal. Isso significa que, na temporada 2018-2019 não vamos apenas gerenciar as cargas de energia das corridas – com nossos medidores inteligentes e com os dispositivos da EnerNOC, braço da Enel X especializado em softwares de gestão de armazenamento de energia – seremos também os responsáveis por realizar a recarga dos carros elétricos. Esse será um grande desafio tecnológico. ”
Mudanças à vista na Formula E
Red Hook é uma antiga vila de pescadores, fundada por imigrantes holandeses em 1636. Suas ruas de paralelepípedo, armazéns de tijolos vermelhos e o longo cais em forma de gancho - que inspirou o nome da vila – ajudam a manter a atmosfera portuária do local, que conta com uma vista única do skyline da Big Apple: dizem que a Estátua da Liberdade, há apenas três quilômetros de distância, te olha diretamente nos olhos. No primeiro E-Prix de impacto zero, os pilotos avançam silenciosamente a mais de 200 km por hora, traçando o circuito mais longo da temporada: os 2,37 quilômetros percorrem terminais de cruzeiros e armazéns convertidos em casas modernas, estúdios de artistas e restaurantes da moda. Red Hook está passando por um período de rápidas mudanças – assim como a própria tecnologia da Fórmula E. Na próxima temporada, a quinta até então na breve história do esporte, a Enel dará início a uma mudança verdadeiramente significativa: até agora, os pilotos precisavam trocar de carro no meio do percurso, pois os veículos não eram potentes o suficiente para uma corrida completa. Esse não será mais o caso.
“As diferenças já poderão ser vistas na primeira corrida da próxima temporada, em Riyadh, na Arábia Saudita, no dia 15 de dezembro”, explicou Chris Regan, Gerente da Enel para o Projeto Fórmula E, enquanto passeava pelos pits: “Os carros terão um novo chassi totalmente italiano e baterias com capacidade de armazenamento maior, com quase o dobro dos modelos atuais. Assim, teremos a certeza de que os pilotos vão completar a corrida sem a necessidade de trocar de veículo, tornando as corridas ainda mais espetaculares, já que o resultado vai girar em torno de suas habilidades. A Enel também está trabalhando para melhorar outros fatores, como o armazenamento de energia, o uso de fontes renováveis e carregamento de bateria, que será muito mais rápido. Não se esqueça que a Fórmula E é como uma pequena cidade que se move por todo o mundo, criando o contexto ideal para testar novas tecnologias, que podem ser aplicadas às redes inteligentes das cidades e no universo dos veículos elétricos. ”
O laboratório experimental de Nova York
Nem os idealizadores da Fórmula E – Alejandro Agag, Jean Todt e Antonio Tajani – imaginaram que o campeonato de carros elétricos inventado por eles durante um jantar em 2011 ganharia tais dimensões. Sete anos se passaram e o sonho se tornou um maravilhoso espetáculo de velocidade sustentável, que entretém o público e nos convida a refletir sobre a necessidade de um futuro mais ecológico. O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, tem um objetivo a cumprir antes de 2025: um em cada cinco carros registrados na cidade será elétrico. O cônsul geral da Itália em Nova York, Francesco Genuardi comentou que “Não é por acaso que os organizadores da Fórmula E decidiram terminar o campeonato de Fórmula E aqui. A Big Apple sempre foi um laboratório de experimentação do futuro, um exemplo para as outras cidades do mundo. A presença da Enel mostra que o primeiro grupo industrial italiano é um player competitivo, que tem toda a intenção de ser o protagonista dessa mudança ".
Para lidar da melhor maneira possível com essas transformações iminentes, a Enel criou a Enel X, uma divisão do Grupo focada em inovação, sustentabilidade e soluções digitais. A Enel X entrou nos Estados Unidos por meio da aquisição de três importantes parceiros: a EnerNOC (serviços inteligentes de gerenciamento de energia), a Demand Energy Networks (softwares de armazenamento inteligente de energia) e a eMotorWerks (soluções de mobilidade elétrica). Esta última, durante a Fórmula E, mostrou sua última joia tecnológica relacionada à mobilidade elétrica: a Enel X JuiceBox, um produto residencial inovador que capturou atenção dos convidados da Enel, parceiros e colaboradores, como Preston Roper, Diretor de Marketing e Operações da eMotorWerks ressaltou: “Juice na gíria americana não é apenas “suco”, mas também significa energia. Com o Enel X JuiceStation Fast, podemos carregar um carro elétrico em menos de 30 minutos e, com o Enel X JuiceBox, já disponível nos EUA, estamos levando energia para as casas americanas também pelo smartphone.”
Fórmula E para a redes inteligentes e fontes renováveis
A parceria entre a Enel e a Fórmula E não se restringe à inovação da mobilidade elétrica, mas se estende às redes inteligentes e às energias renováveis. Um know-how que a Enel X já vem aplicando em Nova York, no desenvolvimento de 14 projetos de melhoria energética. Um deles está localizado no Brooklyn, não muito longe das ruas atravessadas pelos carros elétricos. O Marcus Garvey Village é um complexo residencial de 625 apartamentos para o qual o Grupo desenvolveu uma microrrede de ponta. Trata-se, essencialmente, de um sistema de armazenamento de energia solar que usa baterias de íon e lítio na criação de uma rede independente. O projeto, inteligente e limpo, aumenta a eficiência do sistema, reduz os custos de energia e ganhou o Prêmio de Inovação da ESNA no ano passado. “Um reconhecimento importante que confirma o valor estratégico para a nossa empresa de investimentos em pesquisa tecnológica e a importãncia de continuarmos experimentando de forma inovadora novas possibilidades nesse mundo mágico que é a Fórmula E”, declarou Nick Lombardi, Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Utilidade da Enel X América do Norte, responsável pelo projeto.