Luz Para Todos: moradores de Paraty comemoram a chegada da energia elétrica

Publicado em terça-feira, 02 de janeiro de 2018

“A chegada da luz simbolizou a chegada de uma maior dignidade de vida. Nós não tínhamos uma identidade, já que para comprovar residência é necessário apresentar uma conta de energia elétrica. Hoje nós temos a nossa identidade. Por isso estamos todos muito felizes”

– Catiana Rita, moradora local

As obras do Luz Para Todos em Paraty começaram em 2013. Um dos principais obstáculos que precisaram ser transpostos pela equipe da Enel foi a logística de transporte dos postes e transformadores que seriam utilizados nos projetos:

“Além das comunidades estarem situadas em locais distantes, nós tivemos que enfrentar a força do mar aberto e carregar equipamentos pesados na mão, percorrendo trilhas de mata fechada. Foi uma logística muito difícil, mas que hoje só nos traz orgulho”

– Schneider Torres, coordenador de obras da região Costa Verde

Para não causar danos à fauna e à vegetação local, a Enel precisou tomar alguns cuidados. Além de utilizar cabos elétricos isolados, as redes instaladas em locais de mata nativa também são sustentadas por cabos de aço, evitando desligamentos que poderiam ser causados pela queda de galhos.

Open Power para enfrentar os desafios globais

Um dos pilares da filosofia Open Power, adotada pela Enel nos 37 países onde atua, aborda a nossa missão de “abrir o acesso à energia a mais pessoas”. Nossa companhia entende que a energia elétrica é essencial para o desenvolvimento e para a garantia da dignidade humana e tem expandido o acesso à rede elétrica especialmente em localidades carentes na América do Sul e na África.