Uma nova geração preocupada com o desenvolvimento sustentável

Publicado em segunda-feira, 23 de outubro de 2017

“Conquistar esse reconhecimento foi bom demais. Aliás, toda a experiência no acampamento foi incrível. Além de todas as questões sustentáveis que a gente aprendeu, as atividades que eu mais gostei foram as do laboratório de ciências. Aprendi a fazer sabonete, pasta de dente e muitas outras coisas”

– Artur Gomes, 11 anos

Quando a estadia no acampamento terminou, Artur estendeu a viagem e foi conhecer outros pontos turísticos italianos junto com seus pais. Ele voltou maravilhado com o Coliseu e com o Arco de Constantino. O fascínio tem uma explicação: o menino está estudando o império romano na escola.

“Desde pequeno, eu sempre gostei de escutar histórias e aprender sobre outros povos. Gosto muito de ter contato com outras línguas e outras culturas. Participar desse concurso e ter a oportunidade de fazer essa viagem foi inesquecível!”

– Artur

O pai do garoto, Eduardo Gomes de Paula, trabalha na Enel Distribuição Ceará há 18 anos. Extremamente orgulhoso, ele destaca que o pequeno repórter cearense é também um ótimo mochileiro:

“Ele gosta mais de viajar do que de ganhar brinquedos. Já tivemos a oportunidade de visitar alguns países e sempre que podemos o levamos para conhecer outros lugares do Brasil. Não é porque é meu filho não, mas o Artur se adapta a qualquer situação, está sempre animado e é muito comunicativo. Ele voltou da Itália ainda mais empolgado para continuar estudando”

– Eduardo Gomes de Paula

Preocupação com o meio ambiente começa dentro de casa

Quando recebeu a notícia de que tinha sido selecionado para passar duas semanas no acampamento italiano, Matheus Teixeira, morador de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, também não conseguiu conter a felicidade. No seu projeto de inscrição, o jovem destacou que a preocupação com o meio ambiente deve começar dentro de casa. Matheus mostrou como sua família se reeducou para descartar o lixo de maneira mais responsável. Seu projeto foi escolhido na categoria “Jovem Embaixador”.

“Eu nunca tinha visitado outro país. Foi muito legal viajar e conhecer pessoas de outros lugares do mundo, falando várias outras línguas. No começo, eu achei que ia ser difícil me comunicar com os meus colegas, mas toda a equipe de organização do evento foi muito legal comigo. Com certeza, foi uma experiência que eu vou levar pra toda a minha vida. Durante as atividades, deu pra perceber que pequenas atitudes podem fazer muita diferença pra melhorar o nosso planeta”

– Matheus Teixeira, 15 anos

Edésio Teixeira, Responsável por Faturamento e Novas Ligações da Enel Distribuição Rio e pai de Matheus, agradeceu o cuidado que todos os profissionais tiveram com o adolescente:

“É muito gratificante ver que a empresa valoriza o crescimento dos nossos filhos. O apoio da Enel nos passou muita tranquilidade. Ver a felicidade estampada no rosto dele não tem preço”

– Edésio Teixeira

Agenda do evento estimulou a reflexão sobre sustentabilidade ambiental

A 13ª edição do We Are Energy propôs uma reflexão sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU para 2030. Ao todo, 110 filhos de funcionários, crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos, foram selecionados para participar dessa aventura e puderam viver momentos inesquecíveis de crescimento pessoal e educacional.

Com a agenda cheia – todos os dias havia uma atividade nova, como experiências em laboratório, jogos e passeios – a garotada pôde dialogar, aprender e repensar os desafios do futuro e as transformações do planeta.

O projeto We Are Energy reflete o compromisso do Grupo Enel com as novas gerações e a valorização da diversidade, incentivando os filhos dos nossos funcionários a se envolverem com temas de interesse global, trabalhando de forma criativa e empreendedora. Afinal, a energia desses novos talentos também contagia o nosso trabalho!