Ecoenel e o Dia Mundial da Reciclagem

Publicado em quarta-feira, 17 de maio de 2017

“Durante quatro anos eu fui síndica do meu condomínio e engajei todas as pessoas a colaborarem com o projeto. Um dos melhores momentos foi quando ganhamos uma gincana proposta pela Enel. Coletamos uma quantidade enorme de resíduos recicláveis e o nosso prédio ganhou containers para coleta do lixo. Foi uma felicidade e um grande orgulho para todos nós”

– Mirtes Pereira

Destino certo para o lixo

O projeto Ecoenel está completando dez anos. A iniciativa une inovação e sustentabilidade para ajudar a encarar um desafio global: a destinação adequada dos resíduos recicláveis. Carlo Zorzoli, Country Manager da Enel no Brasil, reforça que a preocupação com o meio ambiente é parte fundamental da cultura corporativa da empresa:

“Nós colocamos a sustentabilidade ambiental, social e econômica no centro de todas as nossas práticas e decisões para gerar valor compartilhado. Ao longo desses dez anos, acumulamos mais do que prêmios. Fizemos parte de uma construção coletiva, com uma coleção de histórias de cooperação e fortalecimento da cidadania”

– Carlo Zorzoli

Incentivando a atitude consciente

Cidadania também é palavra de ordem na família de Dona Mirtes. Além de ter trabalhado durante quatro anos num projeto de educação ambiental para crianças, Mirtes também ensinou seus netos Raquel e Daniel, de 15 e 12 anos, a se preocuparem com as gerações futuras, desde cedo:

“Meus netos guardam cada latinha de refrigerante, cada tubo de papelão de papel higiênico. Dá um pouco de trabalho, mas é bom para o planeta e para o nosso bolso. É aquele velho ditado: de grão em grão, a galinha enche o papo”

– Dona Mirtes

De janeiro a abril, mais de 35 mil toneladas de resíduos foram coletadas pelo projeto Ecoenel em todo o Brasil. Há três anos, a iniciativa foi ampliada com a criação do programa Econdomínios. Atualmente, além do prédio de Dona Mirtes, uma van percorre, diversos condomínios de Niterói, realizando uma coleta seletiva itinerante. Além do bônus na conta de energia, os condomínios participantes recebem orientações para melhorar o armazenamento e a gestão dos resíduos, contribuindo para um futuro sustentável.

Materiais que podem ser reciclados pela iniciativa:

  • Papel e papelão – incluindo embalagens tipo longa vida
  • Plástico – garrafas PET, embalagens etc
  • Vidro – garrafas, copos, pratos, potes e outros
  • Latas diversas
  • Ferros em geral – incluindo arames e pregos
  • Óleo de cozinha

 

Faça como a família da Dona Mirtes: colabore com o meio ambiente e garanta um desconto na sua conta de luz. Descubra o ponto de coleta mais próximo da sua casa: