Bom Jesus da Lapa: a capital baiana da fé

Publicado em segunda-feira, 22 de maio de 2017 21:13

Em 2016, a Enel Green Power (EGP) escolheu a cidade para construir suas novas plantas solares no Brasil. Composto por duas instalações – Bom Jesus da Lapa (80 MW) e Lapa (78 MW) – o complexo vai gerar 340 GWh por ano, energia suficiente para satisfazer as necessidades anuais de 166 mil domicílios.

As plantas estão sendo construídas em uma área com altos níveis de radiação solar e vão contribuir, significativamente, para a geração de energia limpa e sustentável. A estimativa é que o Cluster Lapa evite a emissão de cerca de 200 mil toneladas de CO2 para a atmosfera. A iniciativa faz parte do posicionamento Open Power do grupo Enel, que objetiva, dentre outros pilares, abrir a energia para novas tecnologias, abrir novas formas de gerir a energia e abrir novas parcerias.

Criando valor compartilhado

A chegada da EGP a Bom Jesus da Lapa vai além das geradoras de energia. Através do programa Enel Compartilha Oportunidades, são oferecidos aprimoramento profissional para a população que mora próxima aos parques solares. Com duração de dois meses, os cursos de pedreiro polivalente e de eletricista são ministrados em parceria com o SENAI. O objetivo é ampliar o acesso ao mercado de trabalho, com certificação e experiência prática que possibilitem maior geração de renda para a comunidade.

O engajamento da comunidade, o respeito à diversidade e a valorização cultural também são importantes para a EGP. Além de ações socioambientais, a empresa desenvolve, em parceria com a ONG Viração, o projeto Geração Jovem nas comunidades quilombolas Araçá Volta e Lagoa do Peixe. A partir de encontros e oficinas, os jovens são provocados a falar sobre cultura, identidade étnica e política, tendo como ponto de partida, o saber de seus ancestrais, repassado oralmente.

Jogos lúdicos com temas de sustentabilidade e energia limpa, concursos de desenho, doações de materiais didáticos, sementes e insumos para a implantação de hortas escolares e a distribuição de cartilhas com orientações sobre cultivo orgânico e controle natural de pragas são algumas outras iniciativas.

“A reativação da horta é uma oportunidade de enriquecer as atividades desenvolvidas na escola e promover a interação entre outras disciplinas”

– Juliana Moreira, diretora da Escola Municipal Josino Pereira Dias

A Enel Green Power no Brasil

No Brasil, a Enel Green Power é líder no mercado de energia solar, em termos de capacidade instalada e portfólio de projetos. Na Bahia, além dos parques de Bom Jesus da Lapa, a EGP está construindo as plantas de Ituverava e Horizonte, além do parque de Nova Olinda, no Piauí. Todos os projetos estão comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.