Jovens levam a energia brasileira para a Itália

Publicado em quarta-feira, 22 de março de 2017

“As viagens foram incríveis! Formei grupos com pessoas do Chile, da Espanha, da França e de diversos outros países. Até hoje eu converso nas redes sociais com os amigos que eu fiz lá. O que eu mais gostei foram as experiências nos laboratórios. Hoje eu entendo o que é uma ‘casa inteligente’ e como funcionam os sensores de movimento e as placas de energia solar. A Itália é muito legal!”

– Mhell Victória Vila Pedroso, 15 anos

Mhel, que no futuro pretende ser médica, é o maior orgulho do pai, o técnico de manutenção elétrica Marcio da Silva Pedroso: “Eu comecei na empresa como estagiário e gosto muito de trabalhar aqui. Além de ter me acolhido, a Enel também acolheu a minha família. É claro que hoje eu visto a camisa da empresa. Aliás, não só a camisa, mas o macacão, o capacete, as luvas, os óculos e todo o kit de EPI!”*, brincou.

Os filhos dos funcionários da Enel Brasil começaram a participar do concurso em 2010. De lá pra cá, os jovens brasileiros garantiram 17 vagas no acampamento internacional. 

Morador da cidade de Itaperuna, no noroeste do Estado do Rio de Janeiro, Alefe Barbosa é um dos participantes mais dedicados. Assim como Mhel, o estudante de 16 anos também é bicampeão do We Are Energy. Ele viajou para a Itália em 2015 e 2016:

“Enquanto eu tiver idade para participar, eu vou continuar me inscrevendo e tentando uma vaga de novo! Minhas matérias preferidas no colégio são química e biologia. Nos acampamentos eu pude testar diversas habilidades e conhecer pessoas do mundo todo. Não vejo a hora de aprender mais e mais!”

– Alefe Marinho Barbosa, 16 anos

Além de Alefe, o especialista de novas ligações e faturamento, Alexandre José Rosa Barbosa, também é pai de Asafe, de 17 anos. Os dois filhos já começaram a pensar nos projetos que enviarão para tentar participar do acampamento desse ano. “Eles são muito unidos. Já pensou que alegria se os dois conquistarem uma vaga em 2017? Eu vou festejar demais! O projeto trouxe uma nova perspectiva de vida pro Alefe. Hoje ele tem os pés no chão, tem foco no futuro, sabe o que quer. É claro que eu fico cheio de orgulho.”, comentou o pai, que é funcionário do grupo Enel há 11 anos.

No ano passado, o concurso teve o tema ‘Visões do Futuro’. Os candidatos precisavam descrever como imaginavam o amanhã: novas tecnologias e novas formas de viver. Os trabalhos mais criativos foram selecionados para o acampamento italiano. Lá, os jovens vencedores receberam diversos estímulos e deram ideias para a “cidade do futuro”. Um lugar sustentável, eficiente, inclusivo, seguro, inteligente, responsável e aberto.

Vem aí a edição 2017 

A 13ª edição do We Are Energy acontece em julho e terá como foco os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU para 2030.

“A Enel apoia, principalmente, a realização de quatro ODS’s: energia limpa e de baixo custo, ação climática, educação de qualidade e trabalho decente e crescimento econômico”

Para conquistar um lugar no acampamento internacional, os participantes terão que escolher um dos objetivos da ONU e apresentar ideias e soluções, tornando-se verdadeiros agentes de mudança. Eles podem desenvolver iniciativas em suas casas, escolas ou grupos de amigos ou ainda, atuar como repórteres e descobrir como um dos ODS’s se desenvolve em suas comunidades. 

*Equipamentos de Proteção Individual que garantem a segurança dos profissionais