Condomínio recebe tecnologia pioneira

Publicado em segunda-feira, 20 de março de 2017

“Estamos antecipando mudanças importantes pelas quais o mercado de energia vai passar nos próximos anos. Já é perceptível que a relação entre distribuidoras de energia e clientes está mudando. As exigências da sociedade para uso de fontes renováveis estão cada vez maiores e, por isso, as empresas do nosso grupo se colocam como vanguarda nesse processo”

– Carlo Zorzoli, Country Manager da Enel no Brasil

Pioneirismo inteligente

O projeto piloto vai beneficiar cerca de 300 casas do município de Eusébio, a 27km da capital. A estrutura elétrica do condomínio será transformada numa microrrede autônoma, capaz de fornecer energia mesmo sem estar conectada com a distribuidora.

“O volume de energia que não for consumido instantaneamente, será armazenado em baterias de alta tecnologia e poderá ser enviado para a rede da Enel Distribuição Ceará, gerando créditos nas contas de luz dos moradores”

A fase inicial do projeto já foi concluída. A Enel Soluções instalou 96 painéis fotovoltaicos de energia solar nas residências e nas áreas comuns do loteamento. No primeiro mês de funcionamento do sistema, a conta de luz do condomínio veio 30% mais barata. Além dos benefícios financeiros, a energia limpa vai evitar a emissão de cerca de cinco toneladas de CO2 na atmosfera por ano. A próxima etapa prevê a modernização dos medidores, a instalação do sistema de armazenamento de energia e da rede de comunicação por fibra ótica.

O Projeto Microrrede Inteligente conta com financiamento do programa de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL. No Brasil, há poucos sistemas híbridos (geração fotovoltaica, diesel e baterias) em operação na Região Norte e em algumas ilhas marítimas. Nos casos já existentes, a tecnologia, além de ser mais simples, não está conectada à rede elétrica.