A reciclagem como missão de vida

Publicado em segunda-feira, 6 de março de 2017

“Muitos amigos me perguntam por que eu não tento um trabalho formal, com carteira assinada. O motivo é simples: reciclagem é o que eu amo fazer”

– Cesar Augusto Lucena, reciclador

Na sede do EMTRE, papelões, vidros, alumínios e plásticos ganham novas funções. As garrafas PET, por exemplo, são transformadas em vassouras. O resultado das vendas garante não só o sustento do grupo, mas também reforça o orgulho de colaborar com o meio ambiente.

Hoje em dia, além do trabalho no EMTRE, Cesar se dedica a uma batalha ainda maior. Ele luta pelos direitos e pela qualidade de vida dos catadores de lixo, incluindo a contratação formal para a limpeza da cidade e o direito à aposentadoria.

Cesar tem viajado para diferentes estados do Brasil, participando de seminários e encontros com representantes públicos. Em 2014, ele foi convidado para assistir à final da Copa do Mundo, no Maracanã, no Rio de Janeiro, junto a outros catadores de todo o mundo.

“Assistir à final de uma Copa do Mundo no meu país foi a melhor experiência da minha vida e só foi possível por causa do meu trabalho com reciclagem”

– conta Cesar

Você sabia que os materiais recicláveis podem ser convertidos em descontos na sua conta de luz?

Além da sede do EMTRE, o programa Ecoenel tem 125 postos de coleta no Ceará, espalhados pela capital e por outras 30 cidades do interior. No Estado do Rio de Janeiro o programa conta com 74 postos de coleta, em 11 municípios. A Enel fechou parcerias com recicladores, associações, órgãos públicos e empresas privadas, que cedem espaço para montar um ecoponto.

“Todo cliente Enel pode receber o benefício. Já foram concedidos mais de R$ 5,2 milhões em descontos na conta de luz”

Para garantir o bônus, basta ir até um posto Econel e solicitar o cartão de adesão ao programa. Este cartão corresponde à unidade consumidora para a qual o cliente quer receber o benefício. Ou seja, o desconto pode ser para você mesmo, para um amigo, parente ou até mesmo para um projeto social.

Cada posto de coleta possui uma lista com sugestões de instituições que podem receber a sua doação. Depois do cadastro e do recebimento do cartão, basta levar seus materiais recicláveis ao posto de coleta da sua preferência. O bônus será registrado na próxima fatura de energia.

Clique e descubra o ponto de coleta mais próximo da sua casa!