Aprendendo a cuidar do planeta

Publicado em Terça-feira, 22 de novembro de 2016

“Como incentivo a práticas conscientes, a Enel premia seus clientes oferecendo bônus na conta de luz àqueles que levam materiais recicláveis a pontos de coleta da empresa. ”

“Quando começamos a participar do programa, nosso filho gostava muito de um personagem infantil que defende a preservação da natureza e pensamos que deveríamos incentivá-lo a fazer o mesmo. Acho que esse é um dos principais ensinamentos que os pais podem passar a seus filhos”, ressalta a professora.

Segundo Patrícia, as funcionárias do ponto de coleta para onde a família sempre leva os resíduos viram Gustavo crescer e acompanham de perto a dedicação do menino. Mais do que materiais recicláveis, Gustavo também já levou alguns de seus livrinhos infantis para serem doados a comunidades carentes.

“Gustavo fala sobre o programa de reciclagem aos amigos de escola. Com isso, planta uma sementinha em outros lares. Essas crianças já crescem com a mentalidade de que cada um precisa fazer a sua parte para conservar o planeta”

– Patrícia Trigo, cliente da Enel

O Ecoenel conta atualmente com 199 postos de coleta, 125 deles no Estado do Ceará e 74 no Rio de Janeiro, entre postos fixos e itinerantes.

Para aderir à iniciativa, o cliente deve apresentar a conta de energia na qual deseja receber os descontos em qualquer ponto de coleta Ecoenel e solicitar o cadastro. Na ocasião, o cliente receberá o cartão de adesão ao programa e já estará apto a participar. Em seguida, basta levar os recicláveis ao posto de coleta de preferência e os bônus são concedidos na próxima fatura de energia.

O cartão corresponde à unidade consumidora para a qual o cliente quer creditar o desconto, ou seja, pode ser para benefício próprio, de terceiros e até para doação a instituições beneficentes. Nos pontos de coleta é disponibilizada uma lista de sugestões de instituições para doação.

Quando o consumidor leva resíduos recicláveis a um posto de coleta, os resíduos são pesados separadamente por tipo, pois cada um tem valor específico. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.

O Ecoenel atende atualmente a 608 mil clientes cadastrados nos estados do Ceará e Rio de Janeiro. A iniciativa já contabilizou cerca de 31,5 mil toneladas de resíduos, que foram convertidos em R$ 5,1 milhões de bônus na conta de luz dos participantes.